• Ricardo Vivas

O que é uma Identidade Visual?

Um dos equívocos mais comuns que podemos ver no universo imenso do design de marcas é a denominação de LOGO como sendo uma IDENTIDADE VISUAL completa, neste artigo vou provar que a logo de uma marca é apenas um "aperitivo", um cartão de visitas para tudo que o público está por ver.


Fazendo uma analogia com o próprio ser humano, um indivíduo é único por conta da junção de todas as suas características físicas e comportamentais. Desta forma, conseguimos reconhecer nossa família, por exemplo, e diferenciá-la das demais. Da mesma forma acontece com as marcas, onde, para uma conversa eficaz e assertiva, deve-se definir previamente a estratégia de comunicação que será utilizada (verbal e visual), levando sempre em consideração o objetivo a se alcançar (criar notoriedade em determinado assunto, estreitar laços com os clientes, etc...) e o público alvo.



Imagem 01: Exemplo de aplicações Identidade visual do Burger King



Tendo isso em mente, o designer seleciona os principais elementos que, com base em estudos (principalmente psicológicos), são tecnicamente viáveis para o projeto, definindo os estilos tipográficos, cores, símbolos e demais elementos de apoio da marca para que sua característica estética não seja a única variável considerada no desenvolvimento da mesma. Este processo costuma levar, pelo menos, alguns dias, visto que devem se apoiar em muita pesquisa de nicho e mercado. A melhor identidade visual não é a mais bonita, nem a que tem o "tchan".


A melhor identidade é aquela que resolve problemas, que melhor conversa com o público e transmite a verdadeira personalidade da marca.

27 visualizações0 comentário